Pesquisa de Mercado

Pesquisa de Mercado

PESQUISA
DE MERCADO
O que é?
Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente
ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas
de empresários e empreendedores.
Uma definição mais formal de pesquisa de mercado, segundo a Associação
Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP):
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva
de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões
e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas
atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.
Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações
consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor,
tornam o processo decisório
mais rico e preciso.
Ações como visitar a concorrência
para verificar os pontos
fortes e fracos, ouvir reclamações
de clientes ou mesmo observar
como as pessoas caminham dentro
de uma loja são importantes
fontes de informações, muitas vezes
desprezadas por novos e antigos
empresários.

LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário